Em resumo
A doença de Parkinson é uma condição neurológica progressiva que afeta o sistema nervoso e, principalmente, os movimentos do corpo.
Os primeiros sintomas podem incluir tremores leves, rigidez muscular e lentidão nos movimentos. Embora ainda não exista cura, tratamentos com medicamentos e, em casos específicos, cirurgia, podem ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Se você ou alguém próximo apresenta esses sintomas, é fundamental buscar orientação médica especializada o quanto antes. Um diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença para um manejo mais eficaz da doença, contribuindo para um tratamento mais adequado e melhores resultados a curto e longo prazo.
Conteúdo
Perguntas mais frequentes sobre a Doença de Parkinson
O que causa a doença de parkinson?
Causas da doença de Parkinson
Na Doença de Parkinson, os neurônios, começam a se deteriorar ou morrer lentamente. Isso afeta a produção de dopamina, um mensageiro químico importante para o controle dos movimentos. A falta de dopamina causa alterações na atividade cerebral, resultando nos problemas de movimento típicos da doença, como lentidão e rigidez muscular.
Embora a causa exata da Doença de Parkinson ainda não seja conhecida, acredita-se que vários fatores possam estar envolvidos:
- Fatores genéticos: Algumas alterações específicas no DNA estão associadas à doença, mas esses casos são mais raros e geralmente ocorrem quando há histórico familiar significativo de Parkinson.
- Fatores ambientais: A exposição prolongada a certas toxinas, como pesticidas ou produtos químicos industriais, pode aumentar o risco da doença. Um exemplo é a substância MPTP, encontrada em algumas drogas ilícitas. No entanto, nenhum fator ambiental isolado foi comprovado como causa direta.
diagnóstico: quanto antes, melhor
Como é diagnosticada a doença de Parkinson
Os primeiros sinais motores podem incluir tremores em repouso, lentidão nos movimentos (bradicinesia), rigidez muscular e alterações na escrita ou expressão facial.
Para realizar o diagnóstico, o melhor é consultar um neurologista especialista em Parkinson.
Além disso, sintomas não motores, como constipação, distúrbios do sono e perda do olfato, podem surgir anos antes dos sintomas motores.
estimulação cerebral profunda
O que é a Estimulação Cerebral Profunda (DBS)?
A cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda, (ou DBS, da sigla em inglês Deep Brain Stimulation) é uma das opções mais avançadas e eficazes para tratar a Doença de Parkinson, especialmente em casos em que os medicamentos já não conseguem controlar os sintomas de forma satisfatória.
Durante o procedimento, eletrodos são implantados em áreas específicas do cérebro, conectados a um dispositivo similar a um marca-passo, que envia estímulos para aliviar sintomas como tremores, rigidez e lentidão. Embora não cure a doença, a DBS pode reduzir a necessidade de medicamentos, melhorar a qualidade de vida e proporcionar maior independência.
A indicação depende de uma avaliação multidisciplinar detalhada para garantir segurança e eficácia.
Saiba mais
Alguns artigos relevantes
Veja alguns artigos que escrevi sobre o assunto
